arte, sensibilidade e cultura
O sonho do projeto Macela do Campo está se realizando na zona rural da cidade de Ibicoara, chamada de Brejão. Em um pedaço de terra degradado que antigamente era conhecida como Fazenda Arapongas.
O coração da Macela do Campo é criar, abraçar e alimentar a sensibilidade dos seres humanos através da arte e da natureza.
O espaço Macela do Campo vai acolher e promover a cultura e os conhecimentos locais para não se perderem com o tempo, como enriquecer a vida de todos através de uma constante conversa entre o local e o que é de fora.
Pensando nisso, Macela do Campo será um espaço que vai abrigar aulas, projetos, encontros e festivais que tenham como visão a conscientização e a sensibilização das pessoas através da arte, como artesanato, artes locais, artes visuais, escultura, arte pop, instalação, vídeo, performance arte, artes ancestrais, residência artísticas, contos de estórias, escrita, música, teatro, arte quilombola, arte política, arte dos povos originários, agrofloresta, permacultura, culinária, raizeiras, benzedeiras, entre outros. Macela do Campo tem o compromisso de ser um ponto de encontro do passado, com o presente e o futuro, com o local e o global, com o tradicional e o contemporâneo. Trazendo o que há de mais sincero e bonito de cada contexto para enriquecer as vidas humanas, para que possamos nos sensibilizar e nos ver como seres criadores e responsáveis pelas nossas vidas e as vidas do planeta.
No espaço da Macela do Campo, o respeito é a base para tudo. Assim, será um lugar que divulga, respeita e acolhe as “minorias”(mas que na verdade somos a maioria). Será um local feminista, antirracista e anti-xenófobo. Sendo assim em prol das mulheres, das pessoas LGBTQIAPN+, povos originários, povos quilombolas, campesinato e ativistas.
Macela do campo, é uma planta nativa do Brasil e outros países da América do Sul, também é conhecida por macela, marcela ou camomila nacional. O nome científico é Achyrocline satureioides.
O nome Macela do Campo é uma homenagem ao terreno que é abundante em macela. Pessoalmente, é uma planta muito significativa para mim, como uma pessoa extremamente sensível e desde criança intolerante a muitos tipos de comida e químicos. O chá de macela sempre foi presente na minha vida, e ainda é, para acalmar o meu estômago e aliviar as minhas dores de cabeça.
Outro ponto importante, é que a macela é muito comum no Sul no Brasil, assim como em alguns lugares da Bahia. Então, para mim, é um símbolo de conexão de onde eu vim para o lugar que eu escolhi morar.
Além de suas propriedades medicinais, como:
As inflorescências são amareladas e conhecidas da medicina popular pelas propriedades sedativa, anti-inflamatória e antiespasmódica, também muito indicada em casos de má digestão e cólicas intestinais. A planta apresenta um grande potencial na cosmetologia em produtos para cabelos e pele, como agente antioxidante, calmante e que age na fragilidade dos fios. Devido às semelhanças de propriedades e aplicações, a macela é chamada de camomila nacional.
Escola de Botânica
A necessidade humana de se expressar através da arte surgiu quando os seres humanos se depararam com os mistérios da vida como nascimento, morte, fases da vida, cultivo, estações do ano e outras questões subjetivas.
A arte vai ser alimentada e cultivada no espaço da Macela do Campo, através de encontros, cursos e festivais.
A sensibilidade é uma ferramenta de conexão com os eventos, sentimentos e fatos que os nossos olhos não podem ver e a nossa mente não consegue entender.
A sensibilidade e a arte estão profundamente ligadas uma a outra. Já que a sensibilidade alimenta a arte e a arte se alimenta da sensibilidade.
A Macela do Campo é a facilitadora das artes e desenvolvimento da nossa sensibilidade humana, para que o nosso vazio não nos engula e que a nossa autenticidade seja alimentada para que vivemos uma vida criativa, feliz e com proposito.
A palavra cultura para Macela do Campo tem um sentido mais amplo. Cultura é tanto a cultura humana, cultura da natureza e cultura de cultivar uma plantação. Porém, independente dos significados, as culturas serão nutridas pelo pensamento da pluralidade, respeito e amor.