Chapada Diamantina
Bahia . Brasil
Sob as coordenadas geográficas, Latitude 13° 24’S e longitude 41° 17’W, a Cidade de Ibicoara está situada a uma altitude de mais ou menos 1.070 metros acima do nível do mar. Sendo que, o ponto Maximo do município é de 1.610 metros e o mínimo é de 510 metros. Faz limites ao norte com Mucugê e Andaraí, ao sul com Barra da estiva, ao leste com Iramaia e ao oeste com Jusiape.
Está distante 520 km da capital do estado e há 220 km de vitória da Conquista. O acesso se faz através das BA 900, BA 142, e BR-242, além de estradas vicinais por municípios vizinhos.
Ibicoara localizada na, a cidade de Ibicoara, que significa “buraco na terra”, atrai turistas por sua gastronomia, cultura e belas cachoeiras.
O município surgiu no séc. XIX com a chegada de garimpeiros na chapada à procura de ouro. Inicialmente conhecida como “povoado de São Bento”, a cidade servia de ponto de descanso para quem saía de Mucugê e Andaraí.
Foto: Lagao, Baixão - Ibicoara | Chapada Diamantina
A pequena cidade de Ibicoara, no sul da Chapada Diamantina está localizada em uma região repleta de rios, poços e cachoeiras. Entre suas principais atrações estão o vale do baixão de Ibicoara, a Cachoeira do Buracão e uma das mais belas e fotografadas cachoeira do país, a Cachoeira da Fumacinha. A região que compreende o Parque Nacional da Chapada Diamantina e seu entorno é maior que a Bélgica e reúne incontáveis opções para quem quer botar a mochila nas costas e conhecer os mais belos cenários naturais que o país tem a oferecer e algumas destas incríveis atrações estão em Ibicoara.
-
Vale do Baixão de Ibicoara
-
Cachoeira do Buracão
-
Cachoeira da Fumacinha
-
Cachoeira do Licuri
-
Cachoeira Véu de Noiva
-
Cachoeira do Rio Preto
-
Cachoeira do Morro do Chapéu
-
Rio Jiboia e Pinturas rupestres
-
Roteiro cultural de Ibicoara
-
Comer a famosa Coxinha de Jaca
Foto: Campo Redondo - Ibicoara | Chapada Diamantina
Ibicoara surgiu no início do século XIX com a chegada de alguns garimpeiros à procura de ouro. O povoado de São Bento, como inicialmente era conhecido, passou a ser ponto de descanso de tropeiros e garimpeiros que viajavam para Mucugê ou Andaraí. Ali surgiram a cultura de café (até hoje fortemente presente) e a criação de gado.
O povoado passou a se chamar Igarassu e, na década de 1940 passou a distrito com o nome de Ibicoara, sendo emancipado de Mucugê em 1962.
Destacam-se os festejos herdados dos antepassados (Festa de S. Bento e Reisado), a festa junina e o carnaval.
Alguns pratos típicos da cidade incluem o godó ou cortado de banana, o beiju e o cuscuz. Atualmente destacam-se as culturas de café e batata.
Em Ibicoara está algumas das cachoeiras mais lindas do Brasil: cachoeira do Buracão, Cachoeira da Fumacinha, Cachoeira do Penedo, Licuri, Véu de Noiva e outras também muito importantes em toda Chapada Diamantina. Nem só as lindas cachoeiras, mas também serras fascinantes, montanhas, florestas e rios compõe esse conjunto arquitetônico formado pela divina natureza.
https://www.bahia.ws/guia-turismo-ibicoara-chapada-diamantina/